Best answer: Como funciona a garantia de imóvel usado?

Qual a garantia de um imóvel usado?

A garantia é um direito de quem adquire um imóvel, seja na planta ou pronto. … O que algumas pessoas não sabem é que imóvel usado também pode ter garantia, já que ela começa a valer a partir do momento em que o proprietário recebe a casa ou o apartamento pronto e sua validade varia de 90 dias a cinco anos.

Como funciona a garantia de um imóvel?

Garantia assegurada

A partir do momento em que o consumidor recebe o imóvel pronto, começam a valer os prazos de garantia. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de 90 dias para defeitos aparentes de fácil constatação.

Quem vende casa usada tem que dar garantia?

Ela é obrigatória para todas as construções civis do país e prevê a execução de reparos em benefício dos proprietários. Problemas encontrados em imóveis usados também são protegidos pela mesma legislação, desde que eles ainda se encontrem no prazo de garantia — assim como ocorre com carros e eletrodomésticos usados.

É INTERESSANTE:  Quais as vantagens de ser um corretor de seguros?

O que é vício oculto em imóvel usado?

Vício oculto é aquele que não é passível de fácil detecção à primeira vista ou em curto período de tempo. Quando se visita um imóvel, ele nem sempre revela todas as suas características. Somente com o uso pelo tempo ou com análise minuciosa se identifica um vício oculto.

O que faz perder a garantia da casa?

As reformas nas unidades que alterem o projeto original acarretam a perda de garantia. Isso ocorre porque derrubar paredes e mudar pontos de elétrica e hidráulica podem comprometer o desempenho das instalações entregues pela construtora.

Qual a garantia de um veículo usado particular?

Sim, carro usado, independente do estado, tem garantia de no mínimo 3 meses. Isso porque um automóvel é um bem durável e a lei resguarda o consumidor nesses casos. Ressaltando novamente: essa garantia é válida na compra em lojas. A compra feita entre particulares não possui esse benefício.

Como funciona garantia de casa nova?

Neste artigo, vou te explicar tudo sobre a garantia de 5 anos da Construção Civil, e como se preparar para lidar com ela nos seus empreendimentos. Antes de começar a ler, o Sienge disponibiliza gratuitamente acesso à palestra online: Perspectivas do mercado imobiliário para 2021.

Quais são as garantias de uma casa nova?

Para falhas que comprometem seriamente a segurança e a solidez de imóveis novos, o artigo 618 do Código Civil estabelece garantia de cinco anos. … O mesmo artigo do Código Civil prevê garantia para imóveis usados que tenham defeitos não identificáveis (chamados na linguagem técnica de vícios redibitórios).

Qual o tempo de garantia de uma obra?

A legislação prevê garantia para um imóvel novo lançado no mercado. Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.

É INTERESSANTE:  You asked: Quanto tempo deixo de ser segurado do INSS?

Qual a garantia de um contrato de compra e venda de um imóvel?

Em contrato de compra e venda de bens móveis, podem as partes, ainda, estabelecer a garantia por fiança, que consiste na obrigação escrita assumida por terceira(s) pessoa(s) de garantir o cumprimento da obrigação pelo devedor, caso este não a cumpra. Está regulada principalmente pelos artigos 818 a 839 do Código Civil.

São consideradas causas de perdas de garantia em edificações?

Haverá perda da garantia,

· Se, forem executadas reformas no imóvel ou descaracterizações dos sistemas construtivos, com fornecimentos de materiais e serviços pelo próprio usuário. · Se houver danos por mau uso, ou não se respeitarem os limites admissíveis de sobrecarga nas instalações e estruturas.

O que devo saber antes de vender um imóvel?

Saiba como vender seu imóvel no menor prazo e pelo melhor preço possível

  1. 1 Tenha toda a documentação em dia, sem pendências ou inadimplência. …
  2. 2 Deixe o imóvel apresentável para visitação. …
  3. 3 Não peça um valor fora da realidade. …
  4. 4 Não enrole para entregar o seu produto.

O que pode ser considerado vício oculto?

O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso…

Qual o prazo para reclamar defeitos ocultos?

Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta que correm os prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).

Qual o prazo para alegar vício Redibitorio?

Prazo para ação redibitória de coisa móvel decai em 30 dias após constatação do defeito oculto. Caso o consumidor detecte defeito oculto em coisa móvel dentro de 180 dias após a aquisição, ele terá o prazo de 30 dias, a partir da verificação do vício, para ajuizar a ação redibitória.

É INTERESSANTE:  Quem pode abrir uma corretora de seguros?