Como funciona acionar franquia do seguro?

Como utilizar a franquia do seguro?

Para acionar a franquia do seguro você precisa ter em mãos alguns documentos básicos como: boletim de ocorrência do sinistro, documento do carro e carteira de motorista. Vale ressaltar que cada seguradora pedirá documentos específicos, dependendo do caso.

Quando temos que pagar a franquia do seguro?

Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. Essa situação pode ocorrer como resultado de colisões, causas naturais ou em casos de furto ou roubo em que o veículo é recuperado com avarias.

Como funciona a franquia do seguro de automóvel?

Entre as diversas regras para a contratação de um seguro automotivo está a chamada franquia de seguro. … Ela corresponde ao valor calculado em dinheiro que o contratante do seguro poderá se responsabilizar caso ocorra o sinistro informado no seguro quando há a indenização parcial.

Quanto é a franquia para acionar seguro?

Como já citado, a franquia de seguro é cobrada quando há um dano parcial, desde que o seu reparo não ultrapasse 75% do valor total do veículo. Vamos supor que uma colisão ocorra, e o valor do reparo seja de R$ 5 mil. A franquia do seu seguro carros é de R$ 2 mil.

É INTERESSANTE:  O que é um capital segurado?

É possível parcelar a franquia do seguro?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode parcelar a franquia do seguro auto. Claro que as maneiras disponíveis de pagamento e número máximo de parcelas variam de acordo com cada seguradora.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Quem paga a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.

Como a seguradora cobra do culpado?

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado? … Neste caso, a seguradora se torna responsável por cobrar do culpado o prejuízo tido por ela pelo acidente. E você, por sua vez, poderá cobrar-lhe o valor da franquia do seguro do carro mediante um processo judicial.

Qual a vantagem da franquia reduzida?

Na franquia reduzida o motorista paga um valor muito menor para ativar a seguradora, porém o valor do seguro sai um pouco mais caro. Já a franquia normal é o contrário, você paga um valor mais alto para acionar o seguro, porém o preço do seguro de carro é baixo.

O que é importante ter no seguro de automóvel?

Conte com um sistema de segurança: alarme, travas especiais, rastreadores, bloqueadores e mais. Todos esses equipamentos quando instalados no veículo podem gerar bons descontos na contratação do seguro auto. Tenha um cônjuge: pessoas casadas ou com uma união estável também conseguem valores de seguro auto mais baixos.

É INTERESSANTE:  É segurado do INSS como empregado?

O que é franquia 50 da básica?

É a mais comum; 50% da Básica – neste caso, o segurado pagará uma menor participação nos prejuízos indenizáveis na ocasião do sinistro, em caso de agravamento do “Prêmio Casco” no momento da contratação do seguro, ou seja, o valor do seguro poderá ser um pouco maior; 75% da Básica – semelhante a regra de 50%;

O que se entende por franquia e qual é a sua influência no prêmio de um seguro?

Sendo assim, a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto consiste no fato do primeiro ser o valor cobrado pela contratação do serviço, e o segundo ser o valor cobrado pelo uso das coberturas.

O que é preciso para acionar o seguro?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Depois, entre em contato com a sua seguradora ou com a corretora de seguros para que haja auxílio no processo de sinistro. …

Qual o prazo para acionar o seguro?

Para reclamar sua pretensão junto à seguradora, o segurado tem o prazo de 01 ano contado a partir da ciência do sinistro ou, no caso de responsabilidade civil, a partir da data em que foi citado para responder à ação ou da data que pagou os prejuízos ao terceiro.

O que devo fazer para acionar o seguro?

Como acionar o seguro auto?

  1. Sinalize o local. O primeiro passo após um acidente é averiguar se não há nenhum ferido. …
  2. Registre a ocorrência. Quando há vítimas do sinistro, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência. …
  3. Contate a seguradora. …
  4. Leve o carro à oficina. …
  5. Pague a franquia ou renove o seguro.
É INTERESSANTE:  Como funciona o seguro de vida do Consórcio Honda?