Como não perder a condição de segurado do INSS?

Quanto tempo perde a qualidade de segurado?

Em regra geral, os segurados podem ficar sem contribuir para a Previdência por até 12 meses sem perder o direito aos benefícios do INSS, o chamado “período de graça”. Entretanto, o prazo cai para seis meses para os trabalhadores que efetuam a contribuição na categoria facultativo.

Como manter a condição de segurado do INSS?

Para adquirir a qualidade de segurado é necessário estar matriculado na Previdência Social e ter todos os pagamentos em dia. Os filiados ao INSS mencionados acima, enquanto estiverem efetuando recolhimentos mensais, automaticamente possuem esta qualidade e são considerados “segurados” do INSS.

Como não perder a qualidade de segurado do INSS?

Ao verificar o mês que termina sua qualidade de segurado, você conta mais dois meses e no dia 16 deste último mês, você deixa de ter qualidade de segurado. Veja um exemplo: Seu período de graça terminou no dia 31.12.2020, nesse caso, no dia 16 de fevereiro de 2021 você perde a qualidade de segurado.

O que fazer quando perde a qualidade de segurado?

Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).

É INTERESSANTE:  Como ver se um produto tem garantia?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar no período de graça pelo INSS?

Os segurados obrigatórios têm no mínimo 12 meses de período de graça, enquanto os segurados facultativos são contemplados com seis meses de período de graça.

Quando o MEI perde a qualidade de segurado?

O MEI mantém a qualidade de segurado (vínculo com a previdência social, e direito aos seus benefícios) em regra, até 12 meses após a última contribuição. Observação: O calculo dos benefícios é efetuado com base nas contribuições realizadas pelo segurado desde 7/1994.

Quantas contribuições são necessárias para readquirir a qualidade de segurado?

Novidades da Medida Provisória nº 871/2019

Data de início da incapacidade Contribuições para readquirir a carência (refiliação)
De 06/01/2017 a 26/06/2017 (MP 767/2017) 12 contribuições
De 27/06/2017 a 17/01/2019 (Lei 13.457/2017) 6 contribuições
A partir de 18/01/2019 (MP 871/2019) 12 contribuições

Quando se perde o direito de segurado?

Segundo diz a Lei 8.213/1991, a perda da qualidade de segurado ocorrerá no dia seguinte ao do término do prazo fixado no Plano de Custeio da Seguridade Social para recolhimento da contribuição referente ao mês imediatamente posterior ao do final dos prazos referidos acima.

Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?

Além da comprovação de idade mínima, é preciso cumprir a carência de 180 contribuições mensais (ou 15 anos de contribuição) para se aposentar por idade.

Como calcular a qualidade de segurado?

A contagem é iniciada no mês seguinte ao último vínculo do segurado, ou seja, mesmo que um contrato de trabalho tenha sido encerrado no início do mês, a contagem será iniciada no mês seguinte ao da demissão.

O que é qualidade de segurado no INSS?

Qualidade de segurado é a condição atribuída a todo cidadão filiado ao INSS que possua uma inscrição e faça pagamentos mensais a título de Previdência Social.

É INTERESSANTE:  Como funciona o seguro Auto BB?

Como recuperar a qualidade de segurado 2021?

5) COMO RECUPERAR A QUALIDADE DE SEGURADO?

  1. Auxílio-doença: seis contribuições (metade de 12 meses de carência necessários para o benefício);
  2. Aposentadoria por incapacidade permanente: seis contribuições (metade de 12 meses de carência necessários para o benefício);

Como retomar o pagamento do INSS?

Para voltar à condição de segurado é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais ao INSS. Depois disso, a condição de segurado só será perdida se você ficar mais de seis meses sem contribuir.