Como preencher a autodeclaração do trabalhador rural segurado especial INSS?

Como fazer autodeclaração do segurado especial rural?

Como preencher a autodeclaração:

  1. Inicia-se pelos dados do segurado, nesse ponto orienta-se a preencher conforme está escrito no documento de identificação (RG).
  2. Os períodos de atividade rural devem serem colocados conforme cada contrato e não num período só.

O que é autodeclaração do segurado especial rural?

O que é a Autodeclaração do INSS? Esse formulário é preenchido pelo próprio segurado. Nele é possível relatar detalhes de como foi o trabalho rural desempenhado. Com isso é possível a dispensar a apresentação de testemunhas no processo do INSS.

Onde fazer autodeclaração rural?

O modelo de formulário de autodeclaração está disponível na internet, no portal do INSS (https://www.inss.gov.br/orientacoes/formularios/ – Declaração do Pescador Artesanal ou Declaração do Trabalhador Rural) e em todas as agências da Previdência Social.

O que é uma autodeclaração do trabalhador rural?

A autodeclaração é um documento indispensável para quem tem que se aposentar nessa categoria. O INSS disponibiliza o anexo da autodeclaração, existindo três anexos diferente que o requerente deve preencher. Sendo eles: Rural.

Como se faz uma autodeclaração?

Eu, ______________________________________________________,(nome completo), portador(a) da Carteira de Identidade n° ______________, emitida pelo(a) _____________, (órgão expedidor) e CPF nº ___________________, residente à ______________________________________________________ (endereço completo) na Cidade de …

É INTERESSANTE:  Como saber se o fundo de garantia está sendo depositado?

Quais documentos comprovam atividade rural?

Quais documentos você precisa para comprovar o tempo de serviço rural?

  • Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  • Registro de imóvel rural;
  • Comprovante de cadastro do INCRA;
  • Notas fiscais de entrada de mercadorias;
  • Bloco de notas do produtor rural;
  • Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

O que é a autodeclaração?

Declaração em que alguém declara algo sobre si mesmo.

Como fazer uma declaração para aposentadoria rural?

Eu, (especificar nome completo), RG nº (especificar número), CPF nº (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, bairro, cidade/estado), DECLARO, para os devidos fins e sob as penas da lei, que trabalho como produtor rural, com renda mensal aproximada no valor de R$(especificar valor), referente à( …

O que é titular e componente?

O “outro titular” do grupo familiar será sempre o cônjuge não inscrito como “titular”. Já os componentes do grupo familiar são, em regra, os filhos solteiros maiores de 16 anos que trabalham juntamente com os pais, podendo também ser o cônjuge que não tenha sido cadastrado como outro titular.

O que é o segurado especial?

O Segurado Especial é o trabalhador rural que, individualmente ou em regime de economia familiar, exerce atividade agropecuária em pequena propriedade rural ou como pescador artesanal, ou até mesmo em outras atividades rurais definidas pela lei.

O que é o regime de economia familiar?

Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência e é exercido em condições de mútua dependência e colaboração, sem a utilização de empregados”.

O que é declaração de recebimento de pensão ou aposentadoria em outro regime de previdência?

Como preencher a Declaração de recebimento de pensão ou aposentadoria. Passou a ser uma exigência do INSS a auto declaração feita através de um documento assinado pelo requerente informando se já recebe ou não pensão ou aposentadoria de outro regime.

É INTERESSANTE:  Quanto tempo vale um seguro de vida?

O que é aposentadoria rural ou especial?

No caso da aposentadoria rural, o tempo de atividade pode ser utilizado para se aposentar no INSS. É o que autoriza a legislação previdenciária que oferece algumas vantagens aos trabalhadores rurais junto à Previdência. Porém com algumas particularidades que devem ser observadas antes de solicitar o benefício.