Como preencher autodeclaração do segurado especial rural?

O que é autodeclaração do segurado especial trabalhador rural?

O que é a Autodeclaração do INSS? Esse formulário é preenchido pelo próprio segurado. Nele é possível relatar detalhes de como foi o trabalho rural desempenhado. Com isso é possível a dispensar a apresentação de testemunhas no processo do INSS.

Como tirar autodeclaração rural?

Qualquer pessoa que tenha ou teve imóvel rural cadastrado no Incra. O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural. Informar o CPF e o código do imóvel rural cadastrado no Incra.

Onde fazer autodeclaração rural?

O modelo de formulário de autodeclaração está disponível na internet, no portal do INSS (https://www.inss.gov.br/orientacoes/formularios/ – Declaração do Pescador Artesanal ou Declaração do Trabalhador Rural) e em todas as agências da Previdência Social.

Quais documentos comprovam atividade rural?

Quais documentos você precisa para comprovar o tempo de serviço rural?

  • Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  • Registro de imóvel rural;
  • Comprovante de cadastro do INCRA;
  • Notas fiscais de entrada de mercadorias;
  • Bloco de notas do produtor rural;
  • Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

O que é autodeclaração do segurado?

A autodeclaração é um documento indispensável para quem tem que se aposentar nessa categoria. O INSS disponibiliza o anexo da autodeclaração, existindo três anexos diferente que o requerente deve preencher.

É INTERESSANTE:  O que é seguro prestamista no empréstimo consignado?

O que é uma autodeclaração para o INSS?

A Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações é um dos formulários do INSS que acompanham a entrega de outros documentos, atestando ciência, portanto, de que as informações são verdadeiras. Essa concordância também pode ser feita online.

O que é a autodeclaração?

Declaração em que alguém declara algo sobre si mesmo.

Como se faz uma autodeclaração?

Eu, ______________________________________________________,(nome completo), portador(a) da Carteira de Identidade n° ______________, emitida pelo(a) _____________, (órgão expedidor) e CPF nº ___________________, residente à ______________________________________________________ (endereço completo) na Cidade de …

Quem são os segurados especiais para o INSS?

O Segurado Especial são os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada (exceto contratações esporádicas). Nesta categoria incluímos também os cônjuges, os companheiros e os filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Como saber se meu seguro pesca está liberado?

O pescador profissional consegue consultar a aprovação de seu seguro defeso em 2021 pelo site ou aplicativo Meu INSS. Ao passo que pedido do benefício pode ser feito pela mesma plataforma. Para fazer a consulta, o cidadão deve primeiro acessar o site ou baixar o aplicativo do Meu INSS.

Como provar que é produtor rural?

“Quais documentos devem ser apresentados para ajudar a provar que sou agricultor?”

  1. Carteira de Trabalho assinada ou contrato de trabalho;
  2. Contrato de comodato rural, arrendamento, parceria ou semelhante, com registro ou reconhecimento de firma em Cartório;
  3. Declaração do sindicato;
  4. Comprovante de cadastro no INCRA;

Como o produtor rural que nunca contribuiu pode aposentar?

Agora você já se informou que o trabalhador rural sem registro, também chamado de segurado especial, pode ter direito à aposentadoria rural por idade. Entretanto, é imprescindível apresentar ao INSS a documentação que comprove as atividades rurais realizadas.

É INTERESSANTE:  You asked: Como saber se eu paguei o seguro obrigatório do carro?