É obrigatório seguro de condomínio?

É obrigatório o seguro de condomínio?

O seguro é considerado uma despesa ordinária, deve ser feito anualmente e é obrigatório em todo prédio de habitação, de acordo com o Decreto-Lei 73/1966, a Lei 4.591/1964 e o Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX).

É obrigatório realizar o seguro da edificação nos condomínios edilícios?

De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil, “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”. A obrigatoriedade vale para condomínios comerciais, residenciais e mistos.

Quem paga o seguro obrigatório do condomínio?

O seguro condominial é considerado uma despesa ordinária e obrigatória. Dessa forma, é de responsabilidade do próprio condomínio, que deve arcar com o custo do seguro.

O que cobre o seguro do condomínio?

Objeto de proteção: o seguro de condomínio protege as áreas comuns. Em prédios, protege toda a edificação e as áreas estruturais dos apartamentos ou salas. … Cobertura: o seguro condominial cobre raio, incêndio e explosão nas áreas comuns. Já o seguro residencial protege a residência e os bens do imóvel segurado.

Como acionar o seguro do condomínio?

Para que haja uma contratação assertiva de um seguro de condomínio, o síndico deve fazer uma análise minuciosa para avaliar a necessidade real de cada cobertura de acordo com a realidade do condomínio.

É INTERESSANTE:  Best answer: Como se adquire a qualidade de segurado?

Quando for necessário a assembleias extraordinárias estão serão meramente convocadas pelo síndico?

1.354. A assembleia não poderá deliberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião. … Assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.

Qual a lei que rege os condomínios?

Lei do Condomínio – Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.

Quais são os tipos de condomínio que podem ser cotados no seguro?

Todos os condomínios devem ter seguro

  • Residenciais verticais ocupados, exclusivamente, por apartamentos.
  • Residenciais verticais ocupados, predominantemente, por apartamentos.
  • Mistos verticais ocupados por apartamentos, escritórios e comércio em geral.
  • Escritórios verticais ocupados, exclusivamente, por escritórios.

Quem deve pagar o seguro predial?

Na prática, a legislação encarrega o proprietário da responsabilidade de pagar o seguro do imóvel alugado. Mas também deixa a cargo contratual essa decisão. Ou seja, caso estipulado no contrato, o proprietário pode transferir a taxa para o inquilino.

Quem deve pagar o fundo de reserva do condomínio?

O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. X – pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

Como saber se meu condomínio tem seguro?

1) Entrar em contato com o síndico e pedir maiores esclarecimentos. 2) Entras em contato com a administração e pedir maiores esclarecimentos. 3) Ver no relatório de rateio do condomínio entregue todos os meses e ver se nos últimos 12 meses houve a contratação de seguro, seja a vista ou parcelado.

É INTERESSANTE:  Question: Como saber se eu tenho seguro prestamista caixa?

O que é responsabilidade civil portões?

A Responsabilidade civil dos portões cobre os prejuízos causados pelos acidentes comuns com portões eletrônicos, desde que sejam de responsabilidade do condomínio.

Qual o melhor seguro para condomínio?

Como escolher o melhor seguro condomínio?

  • Cobertura Básica Simples. Sendo a cobertura mais básica, esta apólice cobre os danos causados por incêndio, queda de raios dentro da área onde se localiza o condomínio e explosões de qualquer espécie. …
  • 1.1 Coberturas acessórias. …
  • Cobertura Básica Ampla.