É obrigatório o seguro de condomínio?
O seguro é considerado uma despesa ordinária, deve ser feito anualmente e é obrigatório em todo prédio de habitação, de acordo com o Decreto-Lei 73/1966, a Lei 4.591/1964 e o Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX).
É obrigatório realizar o seguro da edificação nos condomínios edilícios?
De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil, “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”. A obrigatoriedade vale para condomínios comerciais, residenciais e mistos.
Quem paga o seguro obrigatório do condomínio?
O seguro condominial é considerado uma despesa ordinária e obrigatória. Dessa forma, é de responsabilidade do próprio condomínio, que deve arcar com o custo do seguro.
O que cobre o seguro do condomínio?
Objeto de proteção: o seguro de condomínio protege as áreas comuns. Em prédios, protege toda a edificação e as áreas estruturais dos apartamentos ou salas. … Cobertura: o seguro condominial cobre raio, incêndio e explosão nas áreas comuns. Já o seguro residencial protege a residência e os bens do imóvel segurado.
Como acionar o seguro do condomínio?
Para que haja uma contratação assertiva de um seguro de condomínio, o síndico deve fazer uma análise minuciosa para avaliar a necessidade real de cada cobertura de acordo com a realidade do condomínio.
Quando for necessário a assembleias extraordinárias estão serão meramente convocadas pelo síndico?
1.354. A assembleia não poderá deliberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião. … Assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.
Qual a lei que rege os condomínios?
Lei do Condomínio – Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.
Quais são os tipos de condomínio que podem ser cotados no seguro?
Todos os condomínios devem ter seguro
- Residenciais verticais ocupados, exclusivamente, por apartamentos.
- Residenciais verticais ocupados, predominantemente, por apartamentos.
- Mistos verticais ocupados por apartamentos, escritórios e comércio em geral.
- Escritórios verticais ocupados, exclusivamente, por escritórios.
Quem deve pagar o seguro predial?
Na prática, a legislação encarrega o proprietário da responsabilidade de pagar o seguro do imóvel alugado. Mas também deixa a cargo contratual essa decisão. Ou seja, caso estipulado no contrato, o proprietário pode transferir a taxa para o inquilino.
Quem deve pagar o fundo de reserva do condomínio?
O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. X – pagar as despesas extraordinárias de condomínio.
Como saber se meu condomínio tem seguro?
1) Entrar em contato com o síndico e pedir maiores esclarecimentos. 2) Entras em contato com a administração e pedir maiores esclarecimentos. 3) Ver no relatório de rateio do condomínio entregue todos os meses e ver se nos últimos 12 meses houve a contratação de seguro, seja a vista ou parcelado.
O que é responsabilidade civil portões?
A Responsabilidade civil dos portões cobre os prejuízos causados pelos acidentes comuns com portões eletrônicos, desde que sejam de responsabilidade do condomínio.
Qual o melhor seguro para condomínio?
Como escolher o melhor seguro condomínio?
- Cobertura Básica Simples. Sendo a cobertura mais básica, esta apólice cobre os danos causados por incêndio, queda de raios dentro da área onde se localiza o condomínio e explosões de qualquer espécie. …
- 1.1 Coberturas acessórias. …
- Cobertura Básica Ampla.