É válida cláusula prevendo exclusão da cobertura do seguro em caso de embriaguez?

É válida cláusula prevendo exclusão da cobertura do seguro em caso de embriaguez Justifique sua resposta com base nas aulas doutrina e julgados do STJ?

É lícita, no contrato de seguro de automóvel, a cláusula que prevê a exclusão de cobertura securitária para o acidente de trânsito (sinistro) advindo da embriaguez do segurado que, alcoolizado, assumiu a direção do veículo. Configuração do agravamento essencial do risco contratado, a afastar a indenização securitária.

É vedada a exclusão de cobertura de seguro de vida em razão da embriaguez do segurado?

7. No seguro de vida, é vedada a exclusão de cobertura na hipótese de sinistros ou acidentes decorrentes de atos praticados pelo segurado em estado de insanidade mental, de alcoolismo ou sob efeito de substâncias tóxicas (Carta Circular SUSEP/ DETEC/GAB n. 08/2007).

É válida a exclusão de cobertura de seguro de vida na hipótese de sinistro decorrente de conduta do segurado praticada em estado de embriaguez?

É válida a exclusão de cobertura de seguro de vida na hipótese de sinistro decorrente de conduta do segurado praticada em estado de embriaguez. … Em caso de morte do segurado por suicídio no transcurso do primeiro ano de vigência do contrato de seguro de vida, o beneficiário terá direito à indenização.

É INTERESSANTE:  Quanto custa seguro de carros 2021?

O que quer dizer cobertura securitária?

COBERTURA SECURITÁRIA. Trata-se de contrato quitado, não mais existindo qualquer vínculo com a Seguradora, nem mesmo com o agente financeiro. A cobertura do Seguro perdura até a extinção do financiamento habitacional.

Qual é o efeito da embriaguez no Contrato de Seguro?

Súmula do STJ estabelece que embriaguez do segurado não exime a seguradora do pagamento da indenização prevista em contrato de seguro de vida. Seguradora deve pagar seguro de vida a família de motorista que faleceu enquanto dirigia em estado de embriaguez.

Como a seguradora investiga?

Quando a pessoa sofre um sinistro é preciso que o segurado envie alguns documentos para a seguradora, sendo que esses são informados quando é comunicado o ocorrido. Por exemplo, se o carro for roubado será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro.

O que é o seguro de responsabilidade civil?

O MAPFRE Responsabilidade Civil Geral (RCG) tem por finalidade reembolsar o segurado por responsabilidades civis pelas quais possa ser condenado, por danos materiais, corporais e morais e por custos e despesas causados a terceiros quando decorrentes de riscos contratados na apólice (contrato do seguro).

O que é uma securitária?

[Brasil] Que ou quem trabalha numa companhia de seguros.

O que faz o securitário?

No mercado de trabalho, o securitário vende apólices de seguros, relacionando-se com a companhia seguradora, bem como prestando assistência ao segurado, se utilizando de técnicas de vendas e relacionamento.