Em que momento se paga a franquia do seguro?

Quando temos que pagar a franquia do seguro?

Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. Essa situação pode ocorrer como resultado de colisões, causas naturais ou em casos de furto ou roubo em que o veículo é recuperado com avarias.

Como funciona o pagamento da franquia do seguro?

A franquia do seguro auto é a parte em dinheiro que o cliente vai pagar para consertar as avarias do carro, em cada sinistro parcial que ocorrer. Seu valor fica definido na apólice do seguro contratado, como um custo fixo ou percentual.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Quem paga a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.

É INTERESSANTE:  Question: Como funciona a garantia estendida das Lojas Americanas?

O que é o valor da franquia do seguro?

Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. … Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.

É possível parcelar a franquia do seguro?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode parcelar a franquia do seguro auto. Claro que as maneiras disponíveis de pagamento e número máximo de parcelas variam de acordo com cada seguradora.

Como a seguradora cobra do culpado?

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado? … Neste caso, a seguradora se torna responsável por cobrar do culpado o prejuízo tido por ela pelo acidente. E você, por sua vez, poderá cobrar-lhe o valor da franquia do seguro do carro mediante um processo judicial.

Tem que pagar franquia em caso de roubo?

Basta, apenas, preencher o documento que registra a transferência de propriedade do veículo. … Ou seja, o veículo roubado paga franquia apenas quando é recuperado dentro do prazo máximo estipulado pela seguradora e precise de reparos.

Sou obrigado a pagar batida?

Caso haja um processo judicial e o causador do acidente não tenha condição de pagar o dano, o especialista diz que, infelizmente, a vítima terá de arcar com o prejuízo. Oto Lima observa que é dever do culpado pelo acidente a reparação integral dos danos causados à vítima.

O que acontece se eu não pagar a seguradora?

A principal consequência de não pagar pelo seguro auto é que você terá o serviço cancelado pela seguradora. Então, o carro deixará de ficar protegido. O prazo para cancelamento do serviço pela seguradora varia. Pode ser que a empresa demore dias para cancelar a proteção; podem ser meses.

É INTERESSANTE:  Como funciona o reembolso do seguro de carro?