Frequent question: Como fazer uma garantia de serviço prestado?

Qual a garantia de serviços prestados?

Atualmente, o CDC estabelece prazo de 30 dias para o consumidor reclamar por problemas aparentes em serviços e produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Esse é o período da garantia legal, obrigatória, a ser concedida pelo fornecedor.

Como fazer uma garantia de serviço?

Como dar a garantia de serviços prestados?

  1. A ordem de serviço é um documento real oficial que prova que o serviço foi feito. …
  2. O relatório fotográfico é outro documento importante que retrata todas as peças trocadas. …
  3. Explicações sobre o que foi realizado.

Qual o prazo de garantia de um serviço?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido.

O que garantia de um serviço significa?

Diferentemente do que alguns clientes acreditam, a garantia de serviço compreende apenas aquilo que de fato foi trocado e/ou consertado. Dessa forma, se o reparo foi feito no motor, a garantia contempla apenas os defeitos que esse sistema possa apresentar.

É INTERESSANTE:  Como transferir o seguro de um carro para o outro?

Qual o prazo de garantia por lei?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Como funciona garantia de peça?

Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de pelo menos 90 dias. Quando você escolhe as melhores peças de reposição para o seu carro, é bem comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, é chamada de garantia contratual e não é obrigatória.

Como fazer uma garantia para o cliente?

De acordo com o CDC, o fornecedor e o fabricante têm 30 dias contados a partir do dia da reclamação para resolver o problema do produto. Caso não seja resolvido dentro do prazo, o cliente poderá exigir um produto similar, restituição do valor pago ou um abatimento proporcional.

Como dar garantia ao cliente?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

Como o consumidor pode garantir seus direitos em uma prestação de serviços?

Exija o recibo de todo o pagamento efetuado, além da nota fiscal de serviço do material utilizado. Nunca efetue o pagamento antecipado. Caso o prestador de serviços exija um adiantamento, nunca pague mais que 50% do valor combinado. … Em caso de vício ou dúvida, não pague até que o serviço seja refeito.

É INTERESSANTE:  Quais são os segurados?

Qual o prazo de garantia de mão de obra?

Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.

Qual o tempo de garantia de mão de obra?

Pela lei, qualquer serviço que você prestar dentro da sua oficina deve ter uma garantia mínima de 90 dias. Se um cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho, seja por não ter atingido o resultado oferecido ou por defeito recorrente, ele pode exigir que você faça tudo de novo.

Qual o prazo de garantia para bens duráveis?

O PL 1.750/2019 altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), estabelecendo o período de 60 dias de garantia para bens duráveis e de 30 dias para bens não duráveis — prazo que deverá ser contado após o término da garantia estipulada pelo fornecedor.

Qual a diferença entre utilidade e garantia do serviço?

A utilidade consiste em algo que seja útil e possa ter alguma serventia ao cliente, sendo em outros palavras, um produto ou serviço vantajoso e proveitoso. Já a garantia, por sua vez, pode ser definida como algo que assegura a alta qualidade e as vantagens fornecidas por um determinado produto ou serviço.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).

O que é utilidade de serviço?

A utilidade do serviço descreve o efeito positivo de aumento de performance e/ou remoção de limitações para ativos de serviço do cliente. Já a garantia é relacionada a requisitos de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

É INTERESSANTE:  Quick Answer: O que é apólice de seguro individual?