Como é possível definir a atividade de seguros nas empresas seguradoras?
A atividade seguradora tem a missão de proteger agentes produtivos contra riscos de perdas patrimoniais e assegurar às famílias a proteção à vida e à saúde, bem como a reposição de bens, indenizações e benefícios em caso de infortúnio. O seguro está presente na vida de qualquer pessoa, mesmo quando não o percebemos.
Qual é o papel de uma seguradora?
Contudo, a seguradora é a responsável pelo produto passível de seguro, ou seja, quem possui o serviço e assume todos os riscos. Ela é quem garante a indenização ou atendimento do segurado pessoa física ou pessoa jurídica, caso haja cobertura pela apólice.
Qual o papel da seguradora e do segurador em uma contratação de seguros?
Seguradora: é o garantidor da operação. É o órgão que viabiliza a operação, estabelece relação com o segurado e com o tomador e garante que a operação ocorra conforme o que foi acordado. A seguradora garante o interesse do segurado mediante o risco de inadimplência do tomador, através do recebimento do prêmio.
Qual a importância do Sistema Nacional de seguros para o mercado segurador?
Além de zelar pela proteção de uma quantidade substancial de ativos e vidas no país e participar de praticamente todos os setores da economia nacional, a indústria de seguros auxilia o gerenciamento de riscos, mobiliza poupanças e facilita investimentos estratégicos.
Como os seguros apoiam a economia?
O seguro proporciona, assim, o que os economistas chamam de “externalidades positivas”, isto é, seus efeitos positivos transbordam para os demais setores da economia, permitindo o incremento do consumo, dos lucros e do emprego e o aumento de bem-estar social generalizadamente.
Quanto uma empresa de seguros restringe a emissão de suas apólices deve comunicar a qual órgão no Brasil?
A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, órgão do Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-Lei nº. 73, de 21 de novembro de 1966, para fiscalizar apólices de seguros e planos de capitalização.
Como funciona o mercado de seguros?
As seguradoras são empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a oferecer um serviço de seguro. Logo, são elas que emitem a apólice e assumem os riscos da garantia, mediante o recebimento do pagamento do segurado.
Qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros?
De uma maneira bem simples, podemos dizer que a principal diferença entre uma corretora de seguros, uma seguradora e um corretor de seguros é o serviço prestado. A proteção é oferecida pela seguradora, enquanto corretor e corretora só fazem a intermediação da sua contratação.
Qual é a função da Susep?
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
O que é o tomador do seguro?
Como responsável pelas obrigações contratuais, o tomador é quem paga o prêmio da apólice de Seguro Garantia. Logo, ele é o cliente e o parceiro da seguradora.
Quem contrata o seguro garantia?
É a instituição privada ou pública que contratou a empresa (tomador) para o fornecimento de bens, execução de obra ou prestação de serviço.
O que é sindicância de seguros?
O sindicante busca a verdade dos fatos, mediante o esclarecimento de circunstâncias, documentos e atividades com repercussão para o seguro, coibindo, em muitos casos, o pagamento de indenizações em situações de fraude ou eventos não cobertos, em prol da mutualidade e, por conseguinte, em benefício de todos os segurados …