Frequent question: É obrigação do síndico contratar seguro da edificação contra o risco de incêndio ou destruição total ou parcial?

É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição total ou parcial?

De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil, “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”. A obrigatoriedade vale para condomínios comerciais, residenciais e mistos. Da mesma forma, para condomínios verticais e horizontais.

Quem paga o seguro obrigatório do condomínio?

O seguro condominial é considerado uma despesa ordinária e obrigatória. Dessa forma, é de responsabilidade do próprio condomínio, que deve arcar com o custo do seguro.

Como funciona seguro de condomínio?

Seguro de condomínio é diferente de seguro residencial

Em prédios, protege toda a edificação e as áreas estruturais dos apartamentos ou salas. … Cobertura: o seguro condominial cobre raio, incêndio e explosão nas áreas comuns. Já o seguro residencial protege a residência e os bens do imóvel segurado.

Quais são os tipos de condomínio que podem ser cotados no seguro?

Todos os condomínios devem ter seguro

  • Residenciais verticais ocupados, exclusivamente, por apartamentos.
  • Residenciais verticais ocupados, predominantemente, por apartamentos.
  • Mistos verticais ocupados por apartamentos, escritórios e comércio em geral.
  • Escritórios verticais ocupados, exclusivamente, por escritórios.
É INTERESSANTE:  Your question: O que significa a palavra Dpvat?

Qual a lei que rege os condomínios?

Lei do Condomínio – Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.

O que cobre o seguro de responsabilidade civil do síndico?

O seguro de responsabilidade civil condominial cobre danos materiais ou físicos desde que involuntários, causados a terceiros. Enquanto, o seguro de responsabilidade civil do síndico cobrirá os danos decorrentes de negligências, erros, omissões ou até o não cumprimento de suas atividades como síndico.

Quem deve pagar o seguro predial?

Na prática, a legislação encarrega o proprietário da responsabilidade de pagar o seguro do imóvel alugado. Mas também deixa a cargo contratual essa decisão. Ou seja, caso estipulado no contrato, o proprietário pode transferir a taxa para o inquilino.

Como acionar o seguro do condomínio?

Para que haja uma contratação assertiva de um seguro de condomínio, o síndico deve fazer uma análise minuciosa para avaliar a necessidade real de cada cobertura de acordo com a realidade do condomínio.

Quem deve pagar o fundo de reserva do condomínio?

O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. X – pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

O que é considerado um condomínio?

O condomínio, tem origem do latim condominium, que ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem. O condomínio é a copropriedade, onde existem diversos proprietários titulares de direitos sobre determinado bem.

O que cobre a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

É INTERESSANTE:  Como cancelar um consórcio Porto Seguro?

Como contratar seguro de vida?

Você pode colocar diferentes tipos de cobertura em um único seguro de vida. Depois disso, faça uma cotação de preço e veja se o valor a ser pago não vai comprometer as suas finanças pessoais. Feito isso, escolha qual dos orçamentos cabe em seu bolso e procure a seguradora para assinar o contrato.

Quais são as modalidades de contratação para condomínio?

Hoje, o seguro básico, o que é obrigatório para qualquer condomínio, seja ele residencial, comercial ou misto, é oferecido em duas modalidades, a simples e a ampla. Ambas podem ser complementadas com garantias extras, as chamadas coberturas acessórias.

O que são seguros empresariais?

O seguro empresarial é uma apólice que traz tranquilidade para o empresário. Ele protege os bens, principalmente, mas pode ser bastante abrangente. Isso significa amparar a empresa em caso de incidentes acidentais ou criminosos – o que resguarda o dono de despesas enormes e imprevisíveis.