Frequent question: Qual a obrigação da seguradora?

Quais as obrigações de uma seguradora?

Seus deveres são informar e orientar a contratação de seguros ― desde a fase da proposta, de forma clara e detalhada ―, representar o cliente interessado nas seguradoras e fornecer informações precisas e verdadeiras, de modo que uma análise adequada dos riscos possa ser realizada.

Qual a responsabilidade do segurador no contrato de seguro?

“Art. 787. No seguro de responsabilidade civil, o segurador garante o pagamento de perdas e danos devidos pelo segurado a terceiro.”

Qual a finalidade de um contrato de seguro estabelecido entre uma empresa seguradora é um segurado?

Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados. … A função destes contratos é socializar riscos entre os segurados.

Quais são as obrigações do segurado em caso de sinistro?

Obrigações do segurado

É INTERESSANTE:  Como cancelar um seguro Sicoob?

– Pagar o prêmio (valor do seguro) combinado, no prazo estipulado; – Avisar a empresa sobre fatos supervenientes que possam agravar o risco coberto (como mudança de endereço para um bairro mais perigoso); – Comunicar o sinistro o quanto antes (aumentando as chances de o veículo ser recuperado).

Como funciona uma empresa de seguros?

Um contrato de seguro é uma relação formalizada entre a seguradora e você, o segurado. … Nesse sentido, você paga um valor para a seguradora e ela fica responsável pelas despesas resultantes do sinistro. Para isso, é elaborada uma apólice especificando todas as previsões contratadas e as respectivas responsabilidades.

Qual é a natureza jurídica do contrato de seguro?

Pela interpretação do Direito Civil, a natureza jurídica do Contrato de Seguro é classificada como bilateral, oneroso, aleatório, formal, consensual, nominado, de adesão e de boa-fé. … A Companhia de Seguros assume o compromisso e obrigação de indenizar seu cliente, o Segurado, por um risco que pode ou não ocorrer.

Qual é o objeto do contrato de seguro?

“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.

O que é um elemento do seguro?

“Três são os elementos essenciais do seguro – o risco, a mutualidade e a boa-fé -, elementos, estes, que formam o tripé do seguro, uma verdadeira, “trilogia”, uma espécie de santíssima trindade.

O que é contratação de seguro?

CONTRATO DE SEGURO. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

É INTERESSANTE:  Your question: Como declarar indenização de seguro de veículo no Imposto de Renda 2021?

O que significa participação do segurado?

Franquia e POS são a parte da indenização que fica por conta do segurado em caso de sinistro, podendo ser um valor mínimo fixo (franquia) ou um percentual do total da indenização (POS).

Quais são as características de um contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

O que é um contrato de seguro explique os principais instrumentos formais que compõem o contrato de seguro?

1/4 Principais Instrumentos do Contrato de Seguros Os principais instrumentos formais do contrato são: proposta, apólice, endosso, aditivos ou averbações. … A apólice coletiva é o contrato de seguro que cobre um grupo de pessoas e/ou bens, enquanto uma apólice individual cobre apenas uma pessoa ou um bem.

Quando o segurado perde direito à indenização?

Ocorre a perda de direito se: – o sinistro ocorrer por culpa grave ou dolo do segurado ou beneficiário do seguro; – a reclamação de indenização por sinistro for fraudulenta ou de má-fé; … – o segurado agravar intencionalmente o risco.

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

O que fazer se a seguradora negar a indenização? Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

Qual é o valor de uma indenização nos contratos de seguro?

A indenização não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador. Art. 783.

É INTERESSANTE:  You asked: Qual o prazo para receber o seguro de vida após a morte?