Frequent question: Qual o prazo para a seguradora resolver o problema de sinistro?

Quanto tempo tem uma seguradora para resolver um sinistro?

No entanto, o intervalo entre o registro do sinistro e o conserto não deve ultrapassar 30 dias, a menos que haja uma justificativa cabível. Esse é o prazo definido como regra pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Quando a seguradora pode se negar a pagar?

Atraso do pagamento da apólice

Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice e, quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização. … Dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada.

Qual o prazo para a seguradora pagar a indenização?

No caso de perda total que pode ser resultante de uma colisão, roubo ou furto, o prazo para pagamento é de até 30 dias após o envio da documentação.

O que fazer em caso de sinistro?

O QUE FAZER EM CASO DE SINISTRO?

  1. Aqui segue um passo a passo de como proceder em caso de sinistro.
  2. Tire o carro da via.
  3. Ligue para o seguradora.
  4. Faça o boletim de ocorrências.
  5. Preste socorro, se necessário.
  6. Nem sempre quem bate na traseira é o culpado.
  7. Mantenha a calma.
É INTERESSANTE:  Quando posso acionar a franquia do seguro?

Quanto tempo demora para acionar o seguro?

Para reclamar sua pretensão junto à seguradora, o segurado tem o prazo de 01 ano contado a partir da ciência do sinistro ou, no caso de responsabilidade civil, a partir da data em que foi citado para responder à ação ou da data que pagou os prejuízos ao terceiro.

Como a seguradora cobra do culpado?

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado? … Neste caso, a seguradora se torna responsável por cobrar do culpado o prejuízo tido por ela pelo acidente. E você, por sua vez, poderá cobrar-lhe o valor da franquia do seguro do carro mediante um processo judicial.

O que fazer se a seguradora não pagar em 30 dias?

A seguradora que deixar de cumprir o prazo está sujeita ao pagamento de atualização monetária sobre o valor da indenização, além de juros de mora de 1% ao mês, contados da data do sinistro. A multa nesse caso será o dobro do total da indenização.

O que acontece se eu não pagar o seguro?

A principal consequência de não pagar pelo seguro auto é que você terá o serviço cancelado pela seguradora. Então, o carro deixará de ficar protegido. O prazo para cancelamento do serviço pela seguradora varia. Pode ser que a empresa demore dias para cancelar a proteção; podem ser meses.

Quando o segurado perde direito à indenização?

Ocorre a perda de direito se: – o sinistro ocorrer por culpa grave ou dolo do segurado ou beneficiário do seguro; – a reclamação de indenização por sinistro for fraudulenta ou de má-fé; … – o segurado agravar intencionalmente o risco.

Como funciona o seguro em caso de sinistro?

‘Sinistro’ é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante.

É INTERESSANTE:  You asked: Como consultar o Dpvat do veículo?

Precisa de boletim de ocorrência para acionar seguro?

O B.O. é um documento exigido pela maioria das seguradoras. Para obter a indenização parcial ou integral do seguro, lembre-se de não consertar nada no veículo. Os reparos só poderão ser feitos após o registro do boletim de ocorrência e da análise e listagem dos danos no documento.

Como acionar o sinistro do carro?

Faça um Boletim de Ocorrência do sinistro; Contate a seguradora por um canal de atendimento (telefone, aplicativo, chat etc.); Encaminhe o carro para uma oficina e envie a documentação conforme orientação da seguradora; Aguarde o reparo do veículo ou pagamento da indenização.