O que acontece se eu não pagar seguro do carro?

O que acontece se não pagar o seguro automóvel?

A principal consequência de não pagar pelo seguro auto é que você terá o serviço cancelado pela seguradora. Então, o carro deixará de ficar protegido. O prazo para cancelamento do serviço pela seguradora varia. Pode ser que a empresa demore dias para cancelar a proteção; podem ser meses.

Quantos dias posso atrasar o pagamento do seguro?

Por um atraso de 10 dias no pagamento do seguro a seguradora não pode se recusar a pagar a indenização. Se a perda ocasionada foi parcial, você tem o direito de receber o equivalente aos danos causados, desde que o valor dos mesmos não supere o valor total da apólice.

Sou obrigado a pagar o seguro?

Não há obrigação em continuar pagando o seguro. Contudo, recomendamos solicitar o cancelamento ao invés de simplesmente deixar de pagar para cancelar por falta de pagamento. Quando cancela por falta de pagamento não há restituição de prêmio, ainda que o prazo restante lhe garantisse isso.

Em que casos o seguro não paga?

O que fazer se a seguradora negar a indenização? Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

Quando o segurado perde direito à indenização?

Ocorre a perda de direito se: – o sinistro ocorrer por culpa grave ou dolo do segurado ou beneficiário do seguro; – a reclamação de indenização por sinistro for fraudulenta ou de má-fé; … – o segurado agravar intencionalmente o risco.

É INTERESSANTE:  Qual a diferença de segurado especial e contribuinte individual?

Como a seguradora cobra do culpado?

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado? … Neste caso, a seguradora se torna responsável por cobrar do culpado o prejuízo tido por ela pelo acidente. E você, por sua vez, poderá cobrar-lhe o valor da franquia do seguro do carro mediante um processo judicial.

O que acontece se atrasar o seguro obrigatório?

Apesar de que diz que haverá ônus para os proprietários de veículos que não paguem o seguro obrigatório DPVAT no prazo estabelecido, você não terá nenhuma multa nem perderá pontos na sua carteira. Porém, terá inconveniente para fazer os documentos do veículo, ou se quiser vendê-lo, terá que quitar a dívida antes.

Qual o prazo para a seguradora pagar a indenização?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.