O que faz perder a garantia da casa?

Como perder a garantia de um imóvel?

Alterações de projeto

As reformas nas unidades que alterem o projeto original acarretam a perda de garantia. Isso ocorre porque derrubar paredes e mudar pontos de elétrica e hidráulica podem comprometer o desempenho das instalações entregues pela construtora.

O que perde a garantia da casa?

Nas casas e apartamentos construídos com alvenaria estrutural ou paredes de concreto é proibida a retirada e mudança, mesmo que parcial, de qualquer parede ou laje para abertu- ra de vãos, portas, janelas ou escadas, pois vai deixar em risco toda a estrutura do imóvel.

Como funciona a garantia de um imóvel?

Garantia assegurada

A partir do momento em que o consumidor recebe o imóvel pronto, começam a valer os prazos de garantia. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de 90 dias para defeitos aparentes de fácil constatação.

Qual a garantia de um imóvel usado?

A garantia é um direito de quem adquire um imóvel, seja na planta ou pronto. … O que algumas pessoas não sabem é que imóvel usado também pode ter garantia, já que ela começa a valer a partir do momento em que o proprietário recebe a casa ou o apartamento pronto e sua validade varia de 90 dias a cinco anos.

É INTERESSANTE:  Frequent question: Qual o prazo para a seguradora resolver o problema de sinistro?

Quanto tempo de garantia Minha Casa Minha Vida?

O prazo para reclamar a reparação de vícios aparentes – problemas fáceis de serem notados – é de 90 dias. Já para os vícios ocultos – problemas na estrutura difíceis de perceber em um primeiro momento – é de até 5 anos.

Qual prazo para construtora fazer reparos?

Já se tratando de defeitos construtivos a reclamação pode ser feita em até 5 anos. Quando constatado o problema no período de 5 anos, o prazo para construtora fazer reparos através dos serviços de manutenção predial é de 10 anos.

Como funciona garantia de obra?

A legislação prevê garantia para um imóvel novo lançado no mercado. Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.

Como funciona a garantia de construtora?

O direito à garantia da construtora existe no Brasil desde 1916. Ele previa, anteriormente à mudança, uma garantia de até 20 anos. Com a reforma do Código Civil ocorrida em 2002, este prazo diminuiu. Com isso, a garantia da construtora passou para cinco anos contados a partir da entrega do Habite-se.

Qual a garantia de uma obra?

618 do Código Civil dispõe expressamente que o empreiteiro se responsabiliza, no prazo de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Trata-se de uma garantia obrigatória e inerente ao contrato, cujo prazo é irredutível.

Como funciona garantia de casa nova?

Neste artigo, vou te explicar tudo sobre a garantia de 5 anos da Construção Civil, e como se preparar para lidar com ela nos seus empreendimentos. Antes de começar a ler, o Sienge disponibiliza gratuitamente acesso à palestra online: Perspectivas do mercado imobiliário para 2021.

É INTERESSANTE:  Quem não tem carteira de motorista pode fazer seguro de carro?

Quais são as garantias de uma casa nova?

Para falhas que comprometem seriamente a segurança e a solidez de imóveis novos, o artigo 618 do Código Civil estabelece garantia de cinco anos. … O mesmo artigo do Código Civil prevê garantia para imóveis usados que tenham defeitos não identificáveis (chamados na linguagem técnica de vícios redibitórios).

O que cobre a garantia da construtora?

Ao adquirir um imóvel novo, o consumidor conta com a garantia da construtora para consertar possíveis defeitos na obra. Dessa forma, o morador fica protegido de eventuais despesas advindas de problemas estruturais e estéticos.

Quem vende casa usada tem que dar garantia?

Ela é obrigatória para todas as construções civis do país e prevê a execução de reparos em benefício dos proprietários. Problemas encontrados em imóveis usados também são protegidos pela mesma legislação, desde que eles ainda se encontrem no prazo de garantia — assim como ocorre com carros e eletrodomésticos usados.

O que é vício oculto em imóvel usado?

Vício oculto é aquele que não é passível de fácil detecção à primeira vista ou em curto período de tempo. Quando se visita um imóvel, ele nem sempre revela todas as suas características. Somente com o uso pelo tempo ou com análise minuciosa se identifica um vício oculto.

Qual a garantia de um veículo usado particular?

Sim, carro usado, independente do estado, tem garantia de no mínimo 3 meses. Isso porque um automóvel é um bem durável e a lei resguarda o consumidor nesses casos. Ressaltando novamente: essa garantia é válida na compra em lojas. A compra feita entre particulares não possui esse benefício.