Quando temos que pagar a franquia do seguro?
Quando é necessário pagar a franquia do seguro de carro? A franquia do seguro deve ser paga apenas em conserto realizado no veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial e passível de conserto. Nesse caso, ele deve pagar o valor da franquia, que é determinado de acordo com cada empresa.
O que é uma franquia de seguro?
Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. … Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.
Para que serve a franquia do seguro?
A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.
Como saber o valor da franquia do seguro?
Franquia é a participação que todo segurado tem nos prejuízos de um acidente que envolva o seguro. Este valor é descontado na indenização que a seguradora paga pra você. Dá uma olhada nesse exemplo que vai ficar bem facinho de entender: você bateu o carro e o conserto vai custar R$ 10 mil.
Quem paga a franquia do seguro?
Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.
Quando não preciso pagar a franquia do seguro?
As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.
Como a seguradora cobra do culpado?
Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado? … Neste caso, a seguradora se torna responsável por cobrar do culpado o prejuízo tido por ela pelo acidente. E você, por sua vez, poderá cobrar-lhe o valor da franquia do seguro do carro mediante um processo judicial.
É possível parcelar a franquia do seguro?
A resposta para essa pergunta é sim, você pode parcelar a franquia do seguro auto. Claro que as maneiras disponíveis de pagamento e número máximo de parcelas variam de acordo com cada seguradora.
Como funciona a franquia do seguro de vida?
A franquia é uma participação conjunta do segurado e da seguradora no risco e no valor da indenização. Quanto maior o valor da franquia, menor o valor do prêmio e vice-versa. Nem todos os seguros possuem franquia.
Como funciona a franquia do seguro de automóvel?
Quando a franquia é fixa, o segurado pagará sempre o mesmo valor, independentemente do custo do conserto do carro. Então, pode ser que a seguradora pague bem mais em caso de consertos mais caros. Já nos casos onde a franquia é percentual, o valor dela poderá variar conforme o custo do reparo.
Qual a vantagem da franquia reduzida?
Na franquia reduzida o motorista paga um valor muito menor para ativar a seguradora, porém o valor do seguro sai um pouco mais caro. Já a franquia normal é o contrário, você paga um valor mais alto para acionar o seguro, porém o preço do seguro de carro é baixo.
Tem que pagar franquia em caso de roubo?
Basta, apenas, preencher o documento que registra a transferência de propriedade do veículo. … Ou seja, o veículo roubado paga franquia apenas quando é recuperado dentro do prazo máximo estipulado pela seguradora e precise de reparos.
Qual a melhor franquia de seguros do Brasil?
A Seguralta, pioneira em rede de franquias de corretoras de seguros do Brasil, está no mercado há 49 anos e conta com mais de 1.000 unidades comercializadas em todas as regiões do país.