Quais as diferença entre a garantia legal contratual e a estendida?

Quais as diferença entre a garantia legal contratual e a estendida?

A primeira possui a mesma cobertura da garantia contratual, mas se inicia após o término do prazo previsto pela garantia contratual. Enquanto a segunda forma, o prazo da garantia estendida começa junto com o prazo da garantia contratual, porém, abrange uma gama maior de situações.

O que vem primeiro garantia legal ou contratual?

No caso, segundo interpretação sistemática do CDC e que melhor favorece ao consumidor, o prazo de garantia legal (de 30 ou 90 dias, estabelecido no art. 26 do CDC), começa a contar após o prazo de garantia contratual (a fornecida pelo fornecedor).

Qual a diferença entre garantia legal é garantia de consumo?

A garantia legal independe de termo escrito, pois já está prevista em lei, sendo imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. … Já a garantia contratual é dada por escrito pelo próprio fornecedor, é o denominado termo de garantia, e deve ser entregue ao consumidor no momento da compra.

Qual a diferença entre garantia legal garantia contratual e garantia estendida de exemplos?

A garantia legal é aquela prevista em lei, obrigatória para todos os produtos e serviços. … Já a garantia contratual é complementar à garantia legal e não é obrigatória. O fornecedor pode fornecê-la ou não.

É INTERESSANTE:  Your question: Onde fazer Apolice de seguro para estagiário?

O que é garantia legal CDC?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

O que diz o CDC sobre garantia estendida?

A garantia estendida começa a vigorar após o término do prazo da garantia contratual do produto ou serviço. Advirta-se por fim que a contratação deste seguro não é obrigatória, portanto é facultativa.

Quando começa a contar a garantia contratual?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

Quem dá garantia loja ou fabricante?

Em resumo, se o produto é fabricado no Brasil, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança do produto é o fabricante. Se o produto é importado, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança é o importador e eventualmente o comerciante.

O que é uma garantia contratual?

A garantia contratual é uma garantia oferecida pela empresa para o consumidor através de um contrato. Geralmente, essa garantia é oferecida juntamente ao termo de garantia, entregue ao cliente no momento da aquisição do produto ou serviço.

O que é uma garantia legal?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

É INTERESSANTE:  Question: Como faço para solicitar um cartão de crédito no site da Porto Seguro?

O que é garantia do fornecedor?

De acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor e o fabricante respondem solidariamente pelos vícios apresentados pelos produtos e possuem 30 dias a partir da reclamação feita pelo consumidor para resolver o problema do defeito no produto.

O que é garantia de fábrica?

Quando a fornecedora de serviços conta com garantia de fábrica, isso evita que a organização sofra com erros de instalação ou no sistema operacional, por exemplo. Todo o processo é planejado e organizado de modo a otimizar os processos produtivos, tanto nas fábricas quanto nos escritórios.

Em que consiste a modalidade de proteção ao consumidor garantia complementar ela pode ser estendida?

A garantia estendida é uma forma de seguro, paga pelo consumidor, regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal (90 dias) ou garantia contratual (prazo estipulado pelo fabricante).