Qual a garantia de serviços elétricos?

Qual o tempo de garantia de uma instalação elétrica?

Isso se chama “garantia legal” (Artigos 24 e 26 do Código de Defesa do Consumidor) e o prazo é de 90 dias para serviços duráveis. Esse prazo se inicia ao término da execução do serviço, ou seja na entrega da obra.

Qual a garantia de serviços prestados?

Atualmente, o CDC estabelece prazo de 30 dias para o consumidor reclamar por problemas aparentes em serviços e produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Esse é o período da garantia legal, obrigatória, a ser concedida pelo fornecedor.

Como fazer uma garantia de serviço?

Como dar a garantia de serviços prestados?

  1. A ordem de serviço é um documento real oficial que prova que o serviço foi feito. …
  2. O relatório fotográfico é outro documento importante que retrata todas as peças trocadas. …
  3. Explicações sobre o que foi realizado.

O que é serviço de elétrica?

O serviço de elétrica em geral é responsável pela avaliação de todos os componentes e estruturas dos imóveis, desde os quadros de energia, à fiação, interruptores.

É INTERESSANTE:  O que significa seguro de automóvel?

Qual o tempo de garantia de uma obra?

A legislação prevê garantia para um imóvel novo lançado no mercado. Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.

Como fazer uma garantia para o cliente?

De acordo com o CDC, o fornecedor e o fabricante têm 30 dias contados a partir do dia da reclamação para resolver o problema do produto. Caso não seja resolvido dentro do prazo, o cliente poderá exigir um produto similar, restituição do valor pago ou um abatimento proporcional.

Qual o prazo de garantia por lei?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

O que significa garantia de um serviço?

Colocando de forma simples, é a promessa de que, após concluir um trabalho, o cliente não vai ter problemas com aquela parte específica do carro durante o período estabelecido. Caso ocorra algum problema, é considerado que esse mesmo cliente não recebeu o serviço pelo qual pagou.

Como funciona garantia de peça?

Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de pelo menos 90 dias. Quando você escolhe as melhores peças de reposição para o seu carro, é bem comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, é chamada de garantia contratual e não é obrigatória.

Como o Consumidor pode garantir seus direitos em uma prestação de serviços?

Exija o recibo de todo o pagamento efetuado, além da nota fiscal de serviço do material utilizado. Nunca efetue o pagamento antecipado. Caso o prestador de serviços exija um adiantamento, nunca pague mais que 50% do valor combinado. … Em caso de vício ou dúvida, não pague até que o serviço seja refeito.

É INTERESSANTE:  Pode fazer seguro de moto sem CNH?

O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).

Quais são os serviços de elétrica?

Serviços de Elétrica Residencial: Contrate Sempre o Melhor!

  • Troca de disjuntores.
  • Fiações elétricas.
  • Iluminações.
  • Quadros e painéis elétricos.
  • Montagem de padrão de entrada.
  • Aterramento.
  • Instalação de força elétrica.

Quais são os serviços de eletricista?

Entre os serviços residenciais que podem ser oferecidos estão:

  • Instalação de disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, lâmpadas e quadros de luz;
  • Troca e instalação de nova fiação para instalações elétricas;

Quanto cobrar por um serviço de eletricista?

Os eletricistas costumam cobrar seus serviços por hora, embora o preço também dependa do tipo de trabalho a ser feito. Aqui indicamos qual é normalmente o preço médio que os eletricistas cobram atualmente. Hoje em dia, um eletricista pode cobrar entre R$ 60 e R$ 280/h em média.