Qual a lei do seguro prestamista?

Como solicitar o reembolso do seguro prestamista?

Como pedir um reembolso do seguro prestamista? Você tem direito a pedir um reembolso do seguro prestamista caso o banco ou instituição financeira tenha condicionado a concessão do produto ou serviço contratado à adesão ao seguro. A jurisprudência atual é favorável ao cliente em casos de venda casada.

Qual a definição correta para o seguro prestamista?

Esta é uma modalidade que concede ao segurado a quitação total ou parcial de sua dívida junto à empresa em que ele solicitou o crédito ou o financiamento em casos de impossibilidade de pagamento das mensalidades por algum imprevisto.

Como ativar seguro prestamista?

Para acionar a cobertura do seguro prestamista é preciso que o próprio segurado, quem contratou o seguro, ou seu representante legal busque a companhia seguradora, levando todos os documentos solicitados para comprovar a contratação do seguro e o sinistro.

Como funciona o seguro prestamista?

Digamos que você faça o financiamento de um carro, mas, antes de pagar todas as parcelas, fique desempregado. Se você tiver um seguro prestamista, a demissão não vai te deixar no sufoco: a seguradora garante o pagamento total ou parcial do saldo devedor, de acordo com o contrato que foi fechado.

Qual o prazo para devolução do seguro prestamista?

A devolução das parcelas pagas pelo consorciado desistente, ante a ausência de qualquer culpa contratual por parte da empresa administradora de consórcio, deve ser efetivada no prazo de 30 dias, contados da data em que ocorrer o encerramento do grupo.

É INTERESSANTE:  Como declarar recebimento de seguro de carro no imposto de renda?

Como pedir reembolso seguro prestamista Santander telefone?

No dia 13/04/2018 através do canal 4004 9090, solicitei o cancelamento do seguro prestamista que foi embutido no financiamento de um automóvel.

O que é saldo remanescente do seguro prestamista?

Havendo saldo remanescente, ou seja, caso o valor da dívida ou compromisso, no momento do sinistro, seja inferior ao valor da indenização paga pela seguradora, esta diferença deverá ser paga ao segundo beneficiário indicado pelo segurado ou ao próprio segurado, quando couber.

Qual a vantagem do seguro prestamista?

A partir disso, o seguro prestamista quitará a operação financeira assegurada no caso de falta ou invalidez do consorciado (no caso de um consórcio, por exemplo). Além de evitar a inadimplência, tal proteção resguarda o investimento já feito e evita que os demais membros do grupo sejam prejudicados.

Qual o valor de um seguro prestamista?

É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.

Onde fica o seguro prestamista?

O seguro prestamista é opcional e pode ser contratado para garantia do segurado. O seu custo é definido, geralmente, em um percentual sobre o valor da dívida: é o que chamamos de prêmio de seguro. No Banco PAN, o seguro prestamista está disponível nos mesmos canais em que são oferecidos empréstimos e financiamentos.