Quanto tempo de garantia para produto usado?

Qual o prazo de garantia de um produto usado?

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo produto está sujeito à Garantia Legal, com prazo de 30 (trinta) dias para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para produtos duráveis.

Tem garantia produto usado?

Produtos usados ou seminovos têm garantia. Assim dispõe o Código de Defesa do Consumidor, pois não faz nenhuma distinção entre o produto novo ou o usado e, portanto, o consumidor que comprar produto usado possui os mesmos direitos que teria se estivesse adquirindo um produto novo.

Como funciona garantia de celular usado?

O Código de Defesa do Consumidor não faz nenhuma distinção entre o produto novo ou o usado, portanto, o consumidor terá os mesmos direitos que teria se estivesse adquirindo um produto “novinho em folha”.

O que é oferecer garantia?

Na maior parte das vezes, uma compra envolve dois tipos de garantias, conhecidas como legal e como contratual. A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do consumidor e se refere à manifestação do consumidor quando se deparar com algum problema no produto ou no serviço adquirido.

É INTERESSANTE:  Quick Answer: Quais os procedimentos para receber o Dpvat?

Qual a garantia de um produto por lei?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Como comprar um produto usado?

Comprar um produto usado não quer dizer que você vai ter que abrir mão da garantia.

  1. Fique atento às garantias. …
  2. Confira as condições antes da compra. …
  3. Observe as avaliações do vendedor ou outras publicações. …
  4. Pague somente depois que receber o produto. …
  5. Exija nota fiscal.

Pode vender um produto sem a garantia?

Vender você pode. O consumidor terá prazo para reclamar sobre os vícios aparentes ou de fácil constatação de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias tratando-se de produtos duráveis (Artigo 24 e 26 do Código de Defesa do Consumidor). …

Como vender um produto com defeito?

Nada impede que lojas vendam produtos que apresentem vícios (defeitos). No entanto, esses vícios devem ser claramente informados ao consumidor, que poderá comprar ou não o produto. Para os vícios informados previamente não caberá a garantia legal ou garantia contratual.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).

Quem compra na OLX tem garantia?

Se você não faz da compra e venda de celulares o seu próprio negócio, se a venda foi casual, não existe previsão de garantia. O código de defesa do consumidor só é aplicado à empresas ou pessoas físicas que fazem da compra/venda/conserto o seu próprio negócio.

É INTERESSANTE:  Como saber o número da Apolice de seguro azul?

Qual a garantia de um notebook usado?

A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto final. Você tem 90 dias para reclamar de um produto, se for durável, como um notebook ou celular.

Como fornecer garantia?

Assim, é importante ressaltar que qualquer tipo de revenda exige que o fornecedor ofereça garantia ao comprador.

Como oferecer garantia ao cliente?

As principais lojas virtuais já têm a alternativa de o cliente optar pela garantia estendida na hora de concluir a compra. Para oferecer esse serviço, você deve incluir um item no final da compra, perguntando se o consumidor quer contratar a garantia por um prazo maior e mostrando o custo disso.

Como fazer um termo de garantia?

________________________________________ residente e domiciliado à Rua ________________________________________________, Bairro _______________________, São Paulo, portador da cédula de identidade RG nº _________________________ e do CPF/MF nº _________________________________, telefone __________________, que adquire …