Question: Como ocorre a transferência de carteiras entre empresas seguradoras?

Qual o fato gerador da receita dos produtos de risco?

– Para os produtos de risco, o fato gerador da receita é a emissão da apólice/certificado/endosso ou a vigência do risco para os casos em que o risco se inicia antes da sua emissão.

Quem regulamenta os procedimentos contábeis das empresas seguradoras e a Superintendência de seguros Privados?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

Qual a finalidade da legislação e do plano de contas padrão estabelecido pela Susep?

Este documento estabelece as normas, critérios e procedimentos que possibilitem a manutenção de padrões uniformes no registro das operações e na elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis das Sociedades, mediante a utilização dos conceitos, contas e modelos de Demonstrações Contábeis apresentados neste Plano …

É INTERESSANTE:  Quick Answer: O que é falta de qualidade de segurado?

Quais são as principais classificações de seguros?

Conheça quais são os principais tipos de seguros do mercado e tenha toda a segurança e tranquilidade financeira.

  • Seguro de vida. Esse é o tipo de seguro mais conhecido entre as pessoas. …
  • Seguro de automóvel. …
  • Seguro patrimonial. …
  • Seguro contra acidentes pessoais.

Quais normas a contabilidade de entidades fechadas de previdência privada deve obedecer?

Art 13 – As entidades fechadas obedecerão às instruções da Secretaria de Previdência Complementar – SPC do MPAS, a que se refere o artigo 14, sobre as operações relacionadas com os planos de benefícios, bem como fornecerão dados e informações atinentes a quaisquer aspectos de suas atividades.

Como classificar seguro na contabilidade?

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

Qual é a composição do Sistema Nacional de seguros Privados?

É formado pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, o Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, e pelas as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores de seguros habilitados. …

Qual profissional é responsável pelos cálculos e provisão dos riscos dos produtos de seguros?

O atuário é o profissional responsável por seu cálculo.

Qual o objetivo do plano de contas padrão para empresas de seguros e previdência?

O plano de contas para corretora de seguros tem por finalidade uniformizar os registros contábeis, racionalizar a utilização de contas, estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários à obtenção e divulgação de dados, possibilitar o acompanhamento do Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a análise, a …

É INTERESSANTE:  Question: Qual é a função de um corretor de seguros?

Como contabilizar endosso de seguro?

O endosso é calculado em função das condições e dos prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro. Isso significa que alguns endossos podem gerar alterações tanto nas condições do seguro, quanto no valor da franquia e/ou no prêmio do seguro.

Quais informações as empresas de seguro e previdência devem evidenciar em suas demonstrações contábeis?

385), determina no IFRS nº 4 – Contratos de Seguros, que as seguradoras devem evidenciar todas as informações que identifiquem ou expliquem valores oriundos de contratos de seguros presentes em suas demonstrações financeiras.

Quais são as espécies de seguros?

Sendo que há duas espécies de seguros contra acidentes: o seguro contra acidentes no trabalho, obrigatório a todo empregador, visando cobrir riscos de morte ou lesão provocados pelo exercício do trabalho; e o seguro contra acidentes pessoais, que tem por fim cobrir riscos de morte ou lesão oriundos de acidente ocorrido …

Quais os tipos de seguros mais comuns e aplicáveis?

Desse modo, o seguro já faz parte do planejamento de mais famílias.

As coberturas mais comuns são:

  • seguro de vida;
  • seguro funeral;
  • seguro de acidentes pessoais;
  • seguro desemprego e outros.