Question: Quem são os dependentes do segurado da Previdência Social?

Quem são os dependentes dos segurados da Previdência Social?

Os dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a seguridade social, podem vir a receber benefícios previdenciários, em virtude de terem uma relação de afeto (cônjuge/companheiro) ou parentesco com o segurado. … Um deles é a pensão por morte no caso de falecimento do segurado.

São beneficiários do Regime Geral da Previdência Social na condição de dependentes do segurado?

No Regime Geral de Previdência Social, são considerados dependentes do segurado: I- O cônjuge, a companheira ou companheiro. II- O filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.

Quanto às classes para se manter dependente do segurado?

3ª Classe: Considera-se o irmão não emancipado, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015). Nestas duas últimas classes deve ser comprovada a dependência econômica para com o segurado.

É INTERESSANTE:  Quick Answer: Como ativar o seguro do cartão Itaú?

Quem são os dependentes de cada classe do Regime Geral da Previdência Social?

Os dependentes de primeira classe são: a) cônjuge – pessoa que é casada com outra “no civil” com o segurado; b) companheira (o) – pessoa que mantém união estável com o segurado; c) filho menor de 21 anos não emancipado ou inválido ou deficiente intelectual ou mental, assim declarado judicialmente (nos casos de …

Quem pode ser segurado do INSS e como são classificados os dependentes?

Todo cidadão que mantenha um vínculo e se enquadre em um dos critérios básicos de dependência familiar ou econômica, pode ser considerado dependente dos segurados, e a partir disso, poderá se inscrever na Previdência Social para receber os benefícios, ou então os resíduos de benefícios.

Quais são os dependentes?

São considerados dependentes aqueles indicados na contratação e que possuam a seguinte relação com o CONTRATANTE titular: cônjuge ou filho (as), enteados (as), curatelados (as) e/ou tutelados (as), dependentes economicamente do CONTRATANTE titular, conforme legislação do I.R.

Como tirar certidão de dependentes do INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

Quais são os beneficiários do RGPS?

O Regime Geral de Previdência Social tem duas classes de beneficiários, chamados de segurados e dependentes. Entre os segurados, há cinco classes. A mais conhecida é a dos empregados com contrato via CLT. As outras quatro são empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e segurado especial.

É INTERESSANTE:  Como cancelar o seguro das Casas Bahia?

Quem são os dependentes da Previdência Social e como se dá a perda da qualidade de dependente?

Dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral de Previdência Social- RGPS, fazendo jus as seguintes prestações: pensão por morte, auxílio – reclusão, serviço social e reabilitação profissional.

Quem está na segunda classe de dependentes do segurado?

Os pais, irmãos menores de 21 anos ou inválidos estão incluídos como dependentes da segunda e terceira classes, respectivamente. Nesses casos, ao requerer um benefício do INSS em decorrência de morte ou reclusão do segurado, seus dependentes devem comprovar a dependência econômica por meio de documentos.

O que é o número de dependentes?

Filho (a) ou enteado (a), até 21 anos de idade; Filho (a) ou enteado (a), em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho; … No caso de pais separados, é considerado dependente o filho que fica com o pai ou a mãe, em decorrência de cumprimento judicial.