Quick Answer: O que é apólice de seguro de transporte?

O que é um seguro de transporte?

O seguro de transportes garante ao segurado uma indenização pelos prejuízos causados aos bens segurados durante o seu transporte em viagens aquaviárias, terrestres e aéreas, em percursos nacionais e internacionais. A cobertura pode ser estendida durante a permanência das mercadorias em armazéns.

Como funciona o seguro de uma transportadora?

Essa cobertura protege o responsável pelo transporte aéreo da carga, garantindo indenização caso ele seja forçado a arcar com danos causados às mercadorias ou bens de terceiros no período do transporte. Ou seja, esse seguro serve para a proteção contra acidentes aéreos que danifiquem a carga.

O que é uma apólice ajustável?

Apólice com Prêmio Fixo ou Ajustável:

Nesta modalidade o segurado deverá fornecer à seguradora, através do seu corretor de seguros, as movimentações previstas no período de 12 meses.

Quais são os tipos de seguros para transporte de cargas?

Que tipos de seguro de carga existem?

  • Seguro de RCTR-C – Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga.
  • Seguro de RCF-DC – Responsabilidade Civil Facultativa por Desaparecimento de carga.
  • Seguro de TN (Transporte Nacional)
  • Seguro Avulso.
  • Seguro de transporte Internacional – Importação e Exportação.
É INTERESSANTE:  You asked: Como funciona a devolução do seguro prestamista?

Como é cobrado o seguro de carga?

O custo do seguro carga, RCTRC (seguro obrigatório que protege a carga contra danos decorrentes de acidentes de trânsito) é calculado multiplicando o valor do embarque pela taxa do seguro (a taxa é definida com base no local de origem e destino da mercadoria, conforme a tabela abaixo).

Qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador?

Enquanto o RCTR C é, como já vimos, um seguro obrigatório que protege os segurados em situações de acidente, o RCF DC é um seguro facultativo que preserva o transportador em ocorrências de roubo de carga.

Quem contrata o seguro de transporte?

É o seguro que deve ser contratado pelo proprietário da carga. Ele é obrigatório para pessoas jurídicas e facultativo para pessoas físicas. Pode ser adquirido tanto por quem vendeu como por quem comprou.

Como funciona o seguro RCTR-C?

O RCTR-C é um seguro que indeniza eventuais danos à carga ou às pessoas, em casos de acidentes ocorridos nas estradas, como colisões, tombamento, incêndios e explosões. Isso significa que, no caso de acidentes, a seguradora indenizará os proprietários das mercadorias danificadas durante o transporte.

É obrigatório ter seguro de carga?

De acordo com o artigo 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967, são obrigatórios o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (também conhecido como RCTR-C) — para transportadores — e o Seguro de Transporte Nacional — para embarcadores.

O que é uma apólice aberta?

O que difere a apólice de seguro avulso, do seguro com apólice aberta ou averbável,é que a primeira é emitida para proteger as mercadorias em um único embarque, diferente da apólice aberta, a qual protege todos os embarques realizados pelo segurado, por um periodo de vigência semestral ou anual.

É INTERESSANTE:  Quais os valores de indenização do Dpvat?

O que é apólice de averbação?

Trata-se de uma apólice que protege o transportador em caso de acidentes e envolve um procedimento obrigatório chamado averbação de carga. Por meio desse mecanismo, o responsável pela contratação do seguro da carga informa a seguradora sobre os detalhes do frete e da mercadoria transportada.

O que é apólice avulsa?

Apólice avulsa é aquela destinada a cobrir apenas uma única viagem, ou uma operação específica (que pode envolver mais de uma viagem) durante um curto espaço de tempo.

Quais são os tipos de seguros?

Principais tipos de seguros: Qual o ideal?

  • Seguro de Vida.
  • Seguro Auto.
  • Seguro Residencial.
  • Seguro para Acidentes Pessoais.
  • Seguro Viagem.
  • Seguro Patrimonial.