Sou obrigada a comprar um produto com garantia estendida?

Pode impor a garantia estendida na compra do produto?

Lojas não podem impor a garantia estendida na compra de produtos.

É obrigatória a contratação da garantia estendida explique à venda casada?

Garantia estendida é um seguro e não pode ser obrigatória, informa Procon/AL. Caso o consumidor deseje contratar o serviço, os preços de aquisição da mercadoria e da garantia devem ser discriminados na oferta. … De acordo com o CDC, o condicionamento da compra refere-se à venda casada e é considerada irregular e abusiva.

Como funciona a garantia estendida de um produto?

A garantia estendida é uma forma de seguro, paga pelo consumidor, regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal (90 dias) ou garantia contratual (prazo estipulado pelo fabricante).

Quem responde pela garantia estendida?

Garantia estendida é de responsabilidade da loja e da seguradora. … Isso porque a garantia estendida é um contrato feito entre o consumidor e a loja, com intermédio de uma seguradora. Assim, se o defeito no produto for observado no período da garantia estendida, o fabricante não pode ser responsabilizado.

É INTERESSANTE:  Question: O que é preciso para fazer seguro de vida?

Como funciona a garantia estendida de eletrodomésticos?

Ou seja, o nome fantasia do produto deverá conter uma das seguintes expressões: “Seguro de Garantia Estendida Original”, “Seguro de Garantia Estendida Original Ampliada” ou “Seguro de Garantia Estendida Reduzida”, conforme o caso.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre garantia estendida?

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) definiu em novembro de 2013 as regras para a comercialização da garantia estendida. Agora o consumidor tem prazo de sete dias para se arrepender da contratação do seguro, tendo direito à devolução imediata do valor do prêmio, pelo mesmo meio que foi realizado o pagamento.

Por que comprar garantia estendida?

Como o próprio nome diz, o seguro de garantia estendida tem por finalidade prorrogar o prazo de proteção do item adquirido, além da garantia de fábrica, que, por lei, é de pelo menos 90 dias. … “O consumidor sabe o custo de ter que reparar um bem durável após o período de garantia. Muitas vezes, compensa comprar um novo.

Qual a consequência da venda casada?

São ilícitas em si, apenas por existirem de fato no mundo fenomênico”. Destaca-se também que a venda casada é tipificada como crime contra as relações de consumo, prevista no Art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90 com penas de detenção aos infratores variáveis de 2 a 5 anos ou multa.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).

O que cobre garantia estendida de TV?

A Garantia Estendida Original é uma extensão da garantia original do fabricante. A cobertura garante o conserto de produtos, incluindo os custos com peças e mão de obra, caso apresentem defeitos de funcionamento após o fim da garantia do fabricante.

É INTERESSANTE:  Como fazer um seguro aluguel?

Qual o tempo da garantia estendida?

A vigência da garantia estendida começa automaticamente no dia seguinte ao término da garantia do fabricante e garante assistência ao produto por até 3 anos, dependendo do plano contratado.

Qual valor garantia estendida?

A garantia estendida normalmente custa entre 8% a 15% do valor do bem adquirido. No caso dos celulares, o valor pode custar de 15% a 30% do valor e são os que têm maior número de contratação.

Como funciona a garantia estendida de um colchão?

O mercado de colchões não é considerado um setor tradicional para o seguro de garantia estendida. … O seguro cobrirá peças e consertos sem custo adicional, quantas vezes forem necessárias, durante o período do plano contratado, terá atendimento em domicílio e cobertura dos custos de remoção do bem segurado.

Qual a garantia de um produto por lei?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Como funciona a garantia da Magazine Luiza?

Produto com defeito após 7 dias da entrega

Se o produto der defeito após 7 dias da entrega, você vai precisar entrar em contato com o fornecedor para ter mais informações sobre o problema e também para encontrar uma assistência técnica. Clique aqui e veja o contato do fabricante. Fique de olho na validade da garantia!