You asked: Como fazer a devolução do Seguro desemprego?

Como faço para devolver parcela do Seguro-desemprego?

5) Caso tenha que devolver o dinheiro do seguro-desemprego, como o trabalhador deve proceder? Resposta: O trabalhador pode contatar o telefone 158 ou mandar e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (trocar o termo “uf” pela sigla do Estado correspondente, exemplo SP de São Paulo, RJ de Rio de Janeiro etc).

O que acontece quando a parcela do Seguro-desemprego e devolvida?

Esse caso em específico em que há a devolução das parcelas do seguro-desemprego, ocorre por várias circunstâncias. Uma delas se relaciona com supostas irregularidades no PIS. Por exemplo, ele pode não ter sido cadastrado, não estar ativo, ou até mesmo ter ocorrido um cancelamento.

O que acontece se não restituir a parcela do Seguro-desemprego?

Resposta: De acordo com o artigo 25-A da Lei 7.998/90, o trabalhador que houver recebido indevidamente parcela de seguro-desemprego sujeita-se à compensação automática do débito com o novo benefício.

O que significa restituir parcela do seguro?

Este serviço é feito quando o trabalhador saca (retira o dinheiro) a parcela do seguro desemprego indevidamente, ou seja, quando o mesmo está fichado em outro emprego.

O que significa situação devolvida?

Situação devolvida

Na consulta de habilitação do seguro desemprego, essa situação ocorre quando há alguma irregularidade com o PIS – não estar cadastrado, não estar ativo ou ter sido cancelado -, ou simplesmente por você não ter ido sacar a parcela no prazo estipulado de 90 dias.

É INTERESSANTE:  Frequent question: Como conseguir um cartão de crédito da Porto Seguro?

O que fazer quando o seguro desemprego e suspenso?

Caso o trabalhador ou trabalhadora tenha o seguro-desemprego cancelado ou suspenso injustamente, há como recorrer. O recurso administrativo pode ser feito pelo portal http://www.gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É necessário ter a conta de acesso única criada.

O que significa situação emitida?

Emitida: parcela gerada para pagamento. O pagamento costuma ocorrer no dia seguinte a data programada; Paga: parcela já depositada na conta do empregado; Devolvida: parcela que será reemitida e reenviada ao banco.

Qual o prazo para devolver o Seguro-desemprego?

1º, é de 5 (cinco) anos o prazo para restituição de parcelas de seguro-desemprego recebidas indevidamente, decorrido esse prazo, prescreve o direito da União em haver referidos valores.

Sou obrigada a devolver Seguro-desemprego?

Recebi o dinheiro do Seguro Desemprego trabalhando, preciso devolvê-lo? Em situações de receber o pagamento da parcela, estando trabalhando e NÃO sendo como o caso citado acima, por motivo de atraso do Governo, você deve SIM devolver o dinheiro da parcela.

Como saber se tenho que restituir o Seguro-desemprego?

No Portal Emprega Brasil, o trabalhador acessa as informações do último requerimento do Seguro-Desemprego e verifica se as parcelas foram emitidas, se existe algum impedimento para habilitação e a data de pagamento. Em breve, também será possível realizar a habilitação do benefício pela página.